O que esperar de um terapeuta analítico-comportamental?

A abordagem behaviorista (ou comportamental) entende que tudo aquilo que o homem faz, diz, pensa, sente, sonha, lembra etc. na interação com o meio em que está inserido é comportamento. Defende que todos os organismos são únicos e sensíveis às consequências de seus comportamentos. Essas consequências, produzidas pelos seus comportamentos, retroagem sobre o indivíduo que se comporta, determinando como ele agirá no futuro.

Cada pessoa que procura um psicólogo analítico-comportamental (também chamado de analista do comportamento ou terapeuta comportamental) pode esperar um profissional com predisposição para ajudar o cliente/paciente a modificar comportamentos que estão gerando sofrimento e, em contrapartida, com predisposição para ajudar a manter ocorrendo aqueles comportamentos que geram melhor qualidade de vida.

terapia

Em geral, a postura de um analista do comportamento é de desenvolver o trabalho da terapia com base nos princípios da empatia, da consciência, da coragem, do amor e, claro, do behaviorismo. Os objetivos últimos da terapia comportamental (e de todas as terapias, por que não?) é de promover autoconhecimento e autonomia, fazendo com que a pessoa que busca por esse serviço se conheça melhor para que aprenda a agir melhor em seu mundo, gerando assim, modificação de comportamento e melhoria da qualidade de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s